O traumatismo crânioencefálico (TCE) é uma das principais causas de morte e de sequelas neurológicas em adultos jovens em todo o Mundo. Obviamente, o TCE ocorre em situações não previstas pela vítima, como acidentes de automóvel e motocicleta, quedas de escadas ou construções, etc. Ou seja, a vítima de TCE será atendida com urgência em um Pronto-Socorro mais próximo de onde ocorreu o acidente, sem possibilidade de escolha pelo paciente e sua família.
Após o tratamento do TCE e a alta hospitalar, o paciente ainda pode apresentar problemas que necessitam de atendimento por um Neurocirurgião e, nesta situação, um profissional da escolha do paciente.
As vítimas de TCE podem apresentar hidrocefalia tardiamente e necessitar de cirurgia para correção da hidrocefalia. Também é frequente que vítimas de TCE tenham sido operados de urgência e parte de seus crânios tenha sido removida para controle da pressão intracraniana. Neste caso oferecemos cirurgias de reconstrução craniana para restaurar a aparência física do paciente e proteger o cérebro que está sem a sua cobertura óssea natural.
Clique aqui para assistir a entrevista sobre o assunto.